sábado, 2 de agosto de 2025

CLÁSSICO IMPERIAL

 CLÁSSICO IMPERIAL 


O CLÁSSICO IMPERIAL: SÃO CRISTÓVÃO x PALMEIRAS-RJ

Antes da chegada do Vasco à região, o bairro de São Cristóvão contava com dois clubes principais: o São Cristóvão e o Palmeiras-RJ. Ambos tinham suas sedes na Rua Figueira de Melo e, de tempos em tempos, protagonizavam confrontos marcados por pouca amizade e muita tensão.

Oficialmente, pelo Campeonato Carioca, houve apenas um confronto entre as duas equipes, ocorrido em 1920. No primeiro jogo, realizado em Campos Sales, o mandante Palmeiras acabou derrotado por 4 a 2. No jogo de volta, na própria Figueira de Melo, os Cadetes aplicaram uma contundente vitória por 4 a 0.

Mas, no ano seguinte, o Palmeiras deu o troco. No Torneio Início de 1921, logo na primeira rodada, os rivais voltaram a se enfrentar. Desta vez, vitória do Palmeiras por 2 a 0, eliminando a forte equipe vizinha da competição.

Apesar dos poucos registros, os relatos da época apontam para um clima tenso entre os clubes. Os jogos eram marcados por forte marcação, atritos constantes entre os jogadores e disputas acirradas por cada palmo do campo. Sem dúvida, tratava-se de um verdadeiro clássico de bairro, carregado de rivalidade local e emoção.


Fontes:

  • 1921 – Periódico A Rua, edição nº 78, quarta-feira, 6 de abril, p. 4

  • 1920 – Sport Illustrado, edição nº 15

  • História dos Campeonatos Cariocas (1906–2010)

  • Departamento de Comunicação e História do São Cristóvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMENAGEM A NOSSOS ÍDOLOS.

ONTEM, HOJE E AMANHÃ- UM ÍDOLO ATUAL.  Um clube de futebol é feito de ídolos do passado, do presente e daqueles que ainda irão surgir. Não i...