SÃO CRISTÓVÃO E A COPA RIO
![]() |
| Imagem criada por IA: escudos apenas ilustrativos, não são os reais. |
Devido à campanha na terceira divisão do Rio de Janeiro (Série B1), o São Cristóvão volta a disputar a Copa Rio em 2026, uma competição tradicional do nosso estado que começou a ser disputada em 1991. Inicialmente, contou com a participação dos grandes clubes do Rio, mas, com o tempo, eles foram se retirando. O primeiro campeão foi o Flamengo. Outro gigante que conquistou o título foi o Vasco, campeão em 1992 e 1993. Apesar de o campeonato não ter sido realizado por alguns anos, ele se tornou parte do calendário para equipes menores.
Começamos a dar destaque, antes de mostrar as outras campanhas do São Criri, ao vice-campeonato de 1998. A equipe eliminou o Flamengo e perdeu a final para o Fluminense, o mesmo time que havia sido rebaixado para a terceira divisão e precisava de um título para não encerrar o ano de forma vexatória (se é que o título da Copa Rio diminuiria algo).
O São Cristóvão fez uma ótima campanha e chegou à última rodada para decidir a vaga contra o Flamengo, mas o time rubro-negro foi eliminado por escalação irregular. Vale lembrar que, diferentemente do Fluminense, que jogou com boa parte dos titulares, o Flamengo entrou em campo com uma equipe alternativa, e o atacante pivô da confusão foi Felipe Michel.
Segundo a FERJ, o jogador estava com a inscrição irregular. O Flamengo passou dias contestando a decisão, o que fez o campeonato ficar paralisado até o veredito final. A FERJ entrou com um ato administrativo para resolver a situação, que acabou comprovando a irregularidade e eliminando o Flamengo.
O Flamengo chegou a propor um triangular final com Fluminense e São Cristóvão, o que foi recusado de imediato pela FERJ. A final da Copa Rio estava marcada para Conselheiro Galvão, estádio do Madureira, mas, devido a esses atrasos, foi transferida para a Rua Bariri, onde o Fluminense venceu por 4x0, resultado que não apaga a ótima campanha da equipe dos Cadetes.
Escação dos Cadetes : Zé Carlos ; Wendel, Cesar, Alexandres e Danilson ;
William( Bebeto), Peterson, Wallace( Marco Aurelio e Fabiano; Gutemberg ( Cristiano ) e Arnaldo.
Técnico : Duilio
OUTRAS CAMPANHAS
1991: 24 participantes- Grupo B -eliminado na quarta posição
1992: 26 participantes- Grupo A- eliminado na terceira posição
1993 : 22 Participantes - Grupo 1- eliminado na terceira colocação
1994: 24 participantes- Grupo 2- eliminado na quarta colocação
1995: 33 participantes - Grupo 1, classificou-se na segunda colcação , Grupo B - quarto colocado e eliminado .
1996 e 1997- Ausente
1998- Vice Campeão
de 1999 e 2000- Ausente
2001 a 2004 -Não teve campeonato
2005: 15 participantes- Ausente
2006- Não houve
2007: 25 participantes- Grupo A ( classificado em segundo) Segunda fase eliminou o time do Estácio de Sá. Terceira Fase, Grupo J - eliminado na terceira colocação.
de 2008 a 2023 - não participou
2023: 24 participantes- Eliminado na primeira fase contra o Olaria
São Cristóvão 1x1 Olaria ( gol de PHILIPE MATEUS TEIXIRA MACEDO)
Olaria 1x0 São Cristóvão
2025: Não participou.

Nenhum comentário:
Postar um comentário