terça-feira, 14 de outubro de 2025

União Inusitada

 

O COMBINADO GUANABARA: A UNIÃO DO SUBÚRBIO

Uma união inusitada, mas que trouxe bons frutos financeiros para duas equipes do subúrbio leopoldinense. Enquanto os grandes clubes se direcionavam para centros mais expressivos do futebol, levando seus elencos completos, as equipes menores seguiam caminhos alternativos, muitas vezes firmando parcerias para dividir custos e otimizar os ganhos.

Um exemplo dessa estratégia aconteceu em 1941, quando Bonsucesso e São Cristóvão uniram forças para disputar cinco amistosos em São Paulo. Inicialmente, Canto do Rio e América também participariam da formação do time, mas os “Diabos Rubros” da Tijuca desistiram, e o clube de Niterói não compareceu à última reunião.

A equipe foi formada na sede da Associação de Cronistas Desportivos — a mesma entidade responsável pela criação e organização dos lendários Torneios Início.

A iniciativa partiu dos dirigentes do Bonsucesso, que buscavam uma maneira de arrecadar dinheiro para o clube. No entanto, bancar uma viagem dessa magnitude sozinho poderia resultar em prejuízo. Foi então que o time da Leopoldina optou por uma parceria com o São Cristóvão, dividindo os custos e repartindo os lucros obtidos com os amistosos.

Curiosamente, o Bonsucesso havia lutado pela criação de um Torneio Extra, que visava proporcionar mais jogos aos clubes. A competição chegou a ser aprovada sob o nome de Taça Oscar Cox, mas, ironicamente, o próprio clube que mais defendeu a iniciativa acabou abrindo mão de sua participação no torneio.


A viagem e os jogos em São Paulo

Os jogadores embarcaram rumo a São Paulo no dia 22 de setembro de 1941 para disputar cinco partidas. A curiosidade dos torcedores paulistas era grande para ver aquele time formado por duas equipes cariocas. Os jornais da época destacavam a forte afinidade entre os jogadores, descrevendo o elenco como uma “grande família”, em que todos se davam muito bem.

E quem diria que esse time improvisado daria trabalho ao São Paulo?

Foram cinco jogos em solo paulista, com quatro derrotas e apenas uma vitória:

  • Derrotas: São Paulo, Palestra Itália, Santos e Selecionado Paraense

  • Vitória: Selecionado de São Caetano

Mesmo com os resultados negativos, a excursão não foi um fracasso. Alguns jogadores chamaram a atenção dos clubes paulistas, que tentaram contratá-los:

  • Quirino (Bonsucesso)

  • Cabeção (Bonsucesso)

  • Oncinha (São Cristóvão)

  • Salim (São Cristóvão)


O elenco do Combinado Guanabara

Time titular:
Oncinha; Hernandes e Gualter; Bibi, Rui e Quirino; Lindo, Salim, Cabeção, Selado e Curtis.

Jogadores convocados:

Bonsucesso:
Herrera (goleiro), Clodoaldo, Bibi, Rui, Quirino, Lindo, Cabeção, Galego, Orlandinho e Glauter.

São Cristóvão:
Oncinha (goleiro), Hernandes, Augusto, Dodô, Salim, Nestor e Pinto.


A excursão do Combinado Guanabara foi uma experiência única e histórica, representando a união dos clubes suburbanos do Rio de Janeiro em busca de reconhecimento e oportunidades. Apesar dos desafios dentro de campo, a iniciativa trouxe visibilidade para os jogadores e mostrou que, com organização e estratégia, os clubes menores poderiam criar boas oportunidades para si mesmos.


REVISTA SPORT ILUSTRADO -Essa foto não é do combinado
foi só usada para Ilustrar



HISTORIADOR PAULO JORGE 
____________________________
Departamento de Comunicação e História
do São Cristóvão 


HOMENAGEM A NOSSOS ÍDOLOS.

ONTEM, HOJE E AMANHÃ- UM ÍDOLO ATUAL.  Um clube de futebol é feito de ídolos do passado, do presente e daqueles que ainda irão surgir. Não i...