sábado, 24 de janeiro de 2026

HOMENAGEM A NOSSOS ÍDOLOS

 AFFONSINHO- CRAQUE E PROBLEMÁTICO. 


Um verdadeiro craque de sua época, com passagens por equipes gigantes e pela Seleção Brasileira. Um jogador do passado que, certamente, está entre os grandes nomes da história do São Cristóvão. Chegou a ser suspenso pelo clube por problemas relacionados a convocações, mas, enquanto esteve em campo, honrou a camisa branca e foi titular em uma Copa do Mundo.

Affonso Guimarães da Silva, mais conhecido como Affonsinho ou “Affonsinho Delegado”, nasceu em 8 de março de 1914, no então Distrito Federal. Iniciou sua vida futebolística no América-RJ, onde atuou pela primeira vez em 1931 e permaneceu até 1932. Logo em seu primeiro ano no clube, conquistou um título importante: o Campeonato Carioca de 1931, participando de três jogos daquela campanha. Nunca foi titular absoluto, atuando mais como reserva nesse período.

Do América, transferiu-se para o Flamengo, onde jogou no início de 1933 e em 1934. Foi titular, disputou 50 partidas e marcou três gols. Seus números pelo clube foram 18 vitórias, nove empates e 23 derrotas. Foi um período nebuloso do Flamengo, sem títulos, marcado por disputas em torno do profissionalismo e pela falta de um time competitivo.

Affonsinho fazia parte do elenco que terminou na última colocação do Campeonato Carioca de 1933. Apesar de já ser reconhecido como um grande talento, acabou inserido em uma geração ruim do Rubro-Negro, o que prejudicou seu desempenho coletivo e a trajetória do clube naquele momento.

Em 1935, foi negociado com o São Cristóvão, e foi aí que sua vida mudou drasticamente.



Botafogo 3x0 São Cristóvão
Local: General Severiano
Juiz: Virgilio Fredrighi
Gols: Carvalho Leite (2) e Álvaro (pênalti)
Botafogo: Alberto, Albino e Nariz; Afonso, Martim e Canali; Álvaro, Artur, Carvalho Leite, Nilo e Patesko.
São Cristóvão: Francisco, Mário e Zé Luiz; Agrícola, Dodô e Afonsinho; Quintanilha, Joãozinho, Hugo, Ceci e Carreiro.( primeiro jogo do Affonsinho com a camisa do clube. )


                                                                                                                                                                                                                                                       
                                                                                                                                                                                                                                                                    
Affonsinho no Flamengo 

O primeiro ano de Affonsinho no São Cristóvão mostrou que aquele time montado faria história e daria muito trabalho aos chamados gigantes. Em 1935, não houve a disputa do Torneio Início, partindo-se diretamente para o Campeonato Carioca. (Affonsinho não esteve em campo no amistoso contra o Boca Juniors.) Ainda assim, a campanha foi histórica. O São Cristóvão investiu 20 contos de réis para contar com o jogador.

Em 1934, o São Cristóvão já havia alcançado uma colocação sensacional, ficando com o vice-campeonato. Em 1935, a equipe terminou na terceira colocação, mas, comparando as campanhas, apresentou um futebol superior ao do ano anterior.

Comparativo de campanhas:

  • 1934: 12 jogos, 5 vitórias, 4 empates, 3 derrotas, 15 gols pró e 15 gols contra.

  • 1935: 21 jogos, 6 vitórias, 10 empates, 5 derrotas, 42 gols pró e 37 gols contra.

Nesse campeonato, Affonsinho já demonstrava o craque que era, comandando a equipe e assumindo a braçadeira de capitão ao lado de Augusto. Ambos eram os líderes do time, algo refletido nas crônicas da época, que frequentemente o descreviam como um jogador nervoso e de temperamento forte.

Em 1936, a equipe fez uma campanha muito irregular, mas, ainda assim, o jogador continuou sendo o grande destaque do São Cristóvão. Já em 1937, clube e atleta explodiram definitivamente para o cenário nacional.


O ano de 1937 marcou a pacificação do futebol carioca e teve o Fluminense como campeão oficial. No entanto, a história deveria registrar dois campeões, pois o São Cristóvão também conquistou um título naquele período. Vejamos o porquê.

Em 1935, a AMEA aderiu ao profissionalismo e mudou sua razão social, passando a se chamar FMD (Federação Metropolitana de Desportos). Nesse mesmo ano, o Vasco entrou em conflito com a outra liga existente, a Liga Carioca de Futebol, e passou a fortalecer a nova entidade, agora mais estruturada. O Bangu e o São Cristóvão seguiram o mesmo caminho.

Dessa forma, entre os anos de 1933 e 1937, o futebol carioca contou com dois campeões simultâneos, embora a história oficial registre apenas os campeonatos disputados entre 1933 e 1936.

A FMD realizou seu torneio inicial no dia 4 de abril, no Estádio do Vasco, tendo o São Cristóvão como vencedor. Em capítulo à parte, estão narrados os quatro títulos conquistados pelo clube nesse torneio. O campeonato propriamente dito teve início em maio, com a participação de oito equipes, e o São Cristóvão obteve os seguintes resultados:

09/05 – São Cristóvão 3 x 1 Vasco da Gama
16/05 – São Cristóvão 7 x 2 Andaraí
23/05 – São Cristóvão 6 x 2 Carioca
13/06 – São Cristóvão 2 x 1 Madureira
20/06 – São Cristóvão 4 x 3 Olaria
27/06 – São Cristóvão 3 x 1 Bangu
30/06 – São Cristóvão 3 x 0 Botafogo

Com uma campanha impecável, o clube conquistou sete vitórias em sete jogos, de forma incontestável. O Jornal dos Sports, em sua edição de 1º de julho, estampava em suas páginas já amareladas pelo tempo:

“O São Cristóvão, campeão invicto do 1º Torneio da FMD.”

Na realidade, o clube havia adiantado uma de suas partidas, pois em 1º de julho embarcaria com destino ao Peru para iniciar sua primeira excursão internacional. É verdade que ainda restavam quatro ou cinco jogos para o encerramento total do torneio, mas esses resultados não alterariam em nada a classificação final, que já consagrava o São Cristóvão como campeão.

 Esse time comandado pelo Affonsinho sem duvida nenhuma é um dos melhores times dos cadetes de todos os tempos e o jogador mantinha uma regularidade assustadora que mostrava que era um dos maiores jogadores brasileiros e essa regularidade continuou pós unificação, quando ele ajudou a equipe a alcançar a quinta colocação no novo Campeonato Unfiicado .  Affonsinho esteve também na primeira excursão ao exterior que aconteceu em 1937 e também na segunda em 1938.

O brilho dentro do campo , levou a maior premiação que ele poderia ter : a convocação a Copa do Mundo de 1938. O Affonsinho não apenas foi convocado , ele foi foi tituloar em quatro dos cinco jogos da equipe da Copa do Mundo . 

  • BRASIL 6X5 POLÔNIA 
  • BRASIL 1X1 TCHECOSLOVÁQUIA 
  • BRASIL 1X2 ITÁLIA 
  • BRASIL 4X2 SUÉCIA 
Sempre com muito destaque , comandando o meio campo Brasileiro em uma Copa do Mundo . Um canhoto habilidoso que mostrou todo seu temperamento também na Copa . O jogador participou de três competições pela seleção: 

  • SULAMERICANO DE 1936
  • COPA DO MUNDO 1938 
  • COPA ROCA 1939 
CAMPANHA COM A SELEÇÃO: 18 Jogos, 9 Vitórias, 3 Empates e 6 Derrotas- Marcando 1 gol. 

O Affonsinho jogou no São Cristóvão até 1940  e a diretoria fez um verdadeiro leilão para vender o jogador, diversas equipes brigaram pelo seu passe , sendo comprado pelo Fluminense por 40 conto de réis , onde jogou até sua aposentadoria. 

  1. AMÉRICA RJ: 1931 A 1933
  2. FLAMENGO : 1933 E 1934 
  3. SÃO CRISTÓVÃO: 1935 A 1940
  4. FLUMINENSE 1941 A 1946
Jogou 6 anos pelo clube e sem duvidas nenhuma é um dos grandes ídolos. Pelo São Cristóvão foi Campeão Carioca de 1937 e Campeão do Torneio Início em 1937.
AFFONSINHO PELO SÃO CRISTÓVÃO : 121 JOGOS 2 GOLS 

HOMENAGEM A NOSSOS ÍDOLOS

 AFFONSINHO- CRAQUE E PROBLEMÁTICO.  Um verdadeiro craque de sua época, com passagens por equipes gigantes e pela Seleção Brasileira. Um jog...