segunda-feira, 25 de agosto de 2025

CAMPEONATO CARIOCA SÉRIE B1-TERCEIRA DIVISÃO

 VAI COMEÇAR A B1

A TERCEIRA DIVISÃO CARIOCA: AVANTE SÃO CRISTÓVÃO 


FERJ realiza Conselho Arbitral da Série B1 do Carioca; competição começa em setembro

A FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) realizou nesta quarta-feira a reunião do Conselho Arbitral da Série B1 do Campeonato Carioca. A edição de 2025 da competição terá início no dia 6 de setembro e seguirá o mesmo regulamento da temporada anterior.

As 12 equipes disputarão a primeira fase em turno único, no sistema de pontos corridos. Os quatro primeiros colocados avançam para as semifinais, e os finalistas garantem o acesso à Série A2 do Campeonato Carioca. Já os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B2.

📌 Novidade no regulamento

A principal mudança em relação às últimas edições é o prazo de inscrição de jogadores, que agora será permitido até a 5ª rodada, e não mais até a 3ª.

📅 Primeira rodada definida

Durante a reunião, a FERJ também realizou o sorteio da tabela da competição. Os confrontos da 1ª rodada ficaram assim definidos:

  • Niteroiense x São Cristóvão

  • Bonsucesso x Artsul

  • Campo Grande x Serrano

  • Duque de Caxias x Petrópolis

  • Friburguense x Carapebus

  • Paduano x Nova Cidade

A expectativa é de uma competição equilibrada, com clubes tradicionais e outros buscando espaço no futebol carioca.


FOTO : MATHEUS FREITAS 

FRIBURGUENSE - Um dos times que brilharam no cenário carioca nos anos 1990 e início dos anos 2000, a Friburguense busca reviver seus dias de glória. O clube foi fundado em 1921 como Fluminense Atlético Clube, mas mudou de nome em 1980, quando ocorreu a fusão de duas equipes da cidade: o próprio Fluminense e o Serrano.

A primeira participação da Friburguense no Campeonato Carioca da primeira divisão foi em 1984, e a mais recente ocorreu em 2021. Suas melhores campanhas foram o 4º lugar, conquistado em 1999 e 2002. O clube também já disputou as Séries C e D do Campeonato Brasileiro e tem como principais conquistas três títulos do Campeonato Carioca Série A2.

NOVA CIDADE  -undado na cidade de Nilópolis em 1939, o time é uma das principais forças da terceira divisão carioca, com 22 participações. Conquistou o título da competição uma vez, em 2018, e foi campeão da segunda divisão do Campeonato Carioca em 1989. Ao longo de sua história, participou duas vezes da primeira divisão.

Principal notícia até o fechamento desse texto é que o Nova Cidade fechou uma parceria com o Mesquita F.C.e o time vai realizar seu treinamento no Louzadão.

PADUANO-  Um dos times mais antigos e tradicionais do nosso estado, o Paduano foi fundado em 1927. Apesar de toda a sua história, o clube nunca participou da primeira divisão. Tem algumas participações na segundona e conquistou títulos em todas as outras divisões: já foi campeão da terceira, da quarta e da quinta divisão. Um feito marcante ocorreu em 2021, quando o Paduano foi campeão da quinta e da quarta divisão no mesmo ano.

O Paduano anúnciou que já está nos preparativos para a estréia da B1 e fechou com uma nova parceira que vai fornecer o material Esportivo : RGC Sports. Também anunciou diversas contratações como o goleitro Jefferson , o meia Murilo, o zagueiro Admilton entre outros.

ARTSUL - Um clube-empresa que nasceu há relativamente pouco tempo. O Artsul, em pouco mais de 20 anos, já mostrou força, principalmente nas divisões de base. Este mês, vai decidir a terceira divisão carioca. Sediado em Austin, Nova Iguaçu, fez sua estreia na antiga terceira divisão em 2002. Em 2016, fez uma parceria com o Vasco, utilizando jogadores dos juniores em competições. Chegou a jogar a segundona, porém caiu devido à campanha péssima.

O Artsul agora passa a se chamar Univassouras Artsul. O clube da Baixada Fluminense anunciou, nesta segunda-feira, uma parceria com a instituição de ensino superior do município de Vassouras, que inclui a troca do nome do Artsul Futebol Clube, além da modificação do escudo e do uniforme.

A parceria já estreia na disputa da Série B1 do Carioca, onde o Artsul adotará a nova identidade. O clube seguirá mandando seus jogos no estádio Nivaldo Pereira, e as partidas em casa terão transmissão no canal oficial criado pela universidade.

O Univassouras Artsul permanece sob o comando do técnico Alexandre Gomes, que já havia sido escolhido para dirigir o Tricolor da Dutra na Série B1.

BONSUCESSO -Um dos grandes times dessa terceira divisão. O time que revelou Leônidas da Silva e é o maior campeão da Segundona Carioca. O Bonsucesso foi criado em 1912 por um grupo de jovens comerciantes do bairro da Leopoldina, bairro esse que cresceu em volta da linha férrea. O time já foi campeão da Série B1, da Copa Rio e sete vezes da Segundona. Tem 63 participações na primeira divisão e até participação no Campeonato Brasileiro da Série B. Estava na quarta divisão e subiu no ano passado junto com outra equipe tradicional: o Campo Grande.

O Bonsucesso passa por um momento instável. Eliminado na justiça na Copa  Rio, com novo diretor técnico, já iniciou os treinamentos para o Campeonato. O destaque da equipe foi o goleiro Gregory, que defendeu três penalts na Copa Rio e a equipe mostrou bom nível em campo. 

NITEROIENSE - Uma equipe antiga, mas nem tanto assim. Calma que vou explicar. O Niteroiense nasceu em 11 de maio de 1913, com o nome de Nictheroyense Football Club, e foi um dos fundadores da antiga Liga Fluminense, responsável por organizar os campeonatos fora do Distrito Federal.

A equipe de Niterói está passando por transformações e uam delas é que em 2026, vai se chamar Atlético Carioca. Também já iniciou os treinamentos. 

Entre 1920 e 1950, fazia parte do “Big Six” da região, junto com Byron, Canto do Rio, Fluminense, Ypiranga e Barreto. O clube foi extinto nos anos 60, mas, graças ao Atlético Carioca, voltou ao cenário carioca. O time assumiu a identidade e todos os símbolos do antigo clube e começou a atuar com a bandeira do Niteroiense.

PETROPOLIS-O time foi rebaixado da segunda divisão esse ano , junto com o Dq. de Caxias. Três times em um. Assim podemos definir o atual Petrópolis. O time nasceu em 2006 com o nome de Tanguá Esporte e Cultura e, assim, iniciou sua trajetória no futebol. Em 2013, mudou de nome, passando a se chamar Gonçalense e, um ano depois, no final da Série C de 2014, derrotou o rival São Gonçalo.

O Petrópolis resolveu fazer uma parceria com o Gonçalense e, dessa forma, a estrutura do time saiu da Grande Niterói e subiu a serra, em 2022. Nesse momento, o time se chamava Gonçalense/Petrópolis. Em 2023, a fusão se deu em definitivo e a identidade visual atual permanece. Tem como principal título o Campeonato Carioca da B1 — antiga Série C.

Três times em um. Assim podemos definir o atual Petrópolis. O time nasceu em 2006 com o nome de Tanguá Esporte e Cultura e, assim, iniciou sua trajetória no futebol. Em 2013, mudou de nome, passando a se chamar Gonçalense e, um ano depois, no final da Série C de 2014, derrotou o rival São Gonçalo.

O Petrópolis resolveu fazer uma parceria com o Gonçalense e, dessa forma, a estrutura do time saiu da Grande Niterói e subiu a serra, em 2022. Nesse momento, o time se chamava Gonçalense/Petrópolis. Em 2023, a fusão se deu em definitivo e a identidade visual atual permanece. Tem como principal título o Campeonato Carioca da B1 — antiga Série C.

DUQUE DE CAXIAS - Fundado em 2005, a equipe caxiense em pouco tempo conseguiu alcançar patamares que a maioria não conseguiu atingir: chegou à Série B do Brasileiro. Teve também grande representatividade no futebol feminino no início dos anos 2010.

Os principais títulos são uma Copa Rio e uma Série B1. Ou seja, o time já conquistou essa divisão e sabe jogá-la. Esse título foi em 2023.


CARAPEBUS- Associação Atlética Carapebus foi fundada no dia 12 de abril de 2006 e tem história recente no futebol . Teve um hiato no esporte e voltou a alguns anos atrás apresentando uma boa ascensão . 

SERRANO - Camisa tradicional e pesada da terceira divisão, é uma das equipes mais antigas do Rio de Janeiro. Fundado em 1915, possui diversas participações na primeira e na segunda divisão do futebol carioca. É considerado um gigante da região Fluminense e tem como principais conquistas o bicampeonato da Segundona.

CAMPO GRANDE - O Campeão Brasileiro da segundona também está participando da terceirona e completa o grupo dos gigantes do estado no campeonato, o que vai transformar esse campeonato no mais disputado dos últimos anos. Fundado em 1945, seu principal título é o Brasileiro Série B em 1982.


art: Fora do Eixo 

Matheus Freitas 
OS PRIMEIROS 4 JOGOS DO TIME .

ESTATÍSTICAS DOS CONFRONTOS 

"Todos esses confrontos foram fruto de uma pesquisa profunda, realizada a partir da comparação de sites e locais de pesquisa sobre futebol. Esses números referem-se apenas a jogos oficiais, ou seja, partidas que envolvem os times valendo pontos ou títulos, desconsiderando amistosos, torneios rápidos e jogos do antigo Torneio Início."



* O São Cristóvão enfrentou o clube quando se chamava Atlético Carioca. 










Artes : Paulo Jorge 

JOGOS DO PRIMEIRO TURNO : 


06/set Sáb 14:45 Niteroiense x São Cristóvão CEFAT*
 13/set Sáb 14:45 São Cristóvão x Bonsucesso Ronaldo Nazário
20/set Sáb 14:45 Nova Cidade x São Cristóvão Joaquim A. Flores
 27/set Sáb 14:45 São Cristóvão x Campo Grande Ronaldo Nazário
04/out Sáb 15:00 Carapebus x São Cristóvão Antônio F. de Medeiros*
11/out Sáb 15:00 São Cristóvão x Duque de Caxias Ronaldo Nazário
18/out Sáb 15:00 Petrópolis x São Cristóvão De Los Lários 
25/out Sáb 15:00 São Cristóvão x Friburguense Ronaldo Nazário 
 29/out Qua 15:00 Serrano x São Cristóvão Atílio Marotti
01/nov Sáb 15:00 São Cristóvão x Paduano Ronaldo Nazário
08/nov Sáb 15:00 Artsul x São Cristóvão Nivaldo Pereira 

HOMENAGEM A NOSSOS ÍDOLOS.

ONTEM, HOJE E AMANHÃ- UM ÍDOLO ATUAL.  Um clube de futebol é feito de ídolos do passado, do presente e daqueles que ainda irão surgir. Não i...