sábado, 9 de agosto de 2025

Amistoso Internacional


SÃO CRISTÓVAO X BOCA JUNIOR : O JOGO QUE LEÔNIDAS VESTIU NOSSO MANTO!



Arte : Paulo Jorge 

O resultado não foi o esperado, porém o jogo teve um componente especial : A presença do "Diamente Negro". 


1935 Diário da Noite ed 3907


Quando falamos dos anos 1930, certamente o São Cristóvão estava entre os grandes clubes do Rio de Janeiro. Já tinha no currículo Torneios Início, título de campeão carioca e destaque em outros esportes. O Boca Juniors veio ao Brasil realizar uma excursão e já era considerado uma equipe poderosa.

A Argentina havia sido vice-campeã mundial em 1930, boicotou a Copa do Mundo de 1934 e era a atual campeã da Copa América, cuja última edição havia sido disputada em 1929.

O Boca Juniors de 1935 disputou o Campeonato Argentino e, em 34 jogos, obteve 27 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas. O quinteto de ataque marcou simplesmente 98 gols — uma média espetacular de 4,08 por jogo — e sofreu apenas 31, pouco mais de um por partida.

A equipe argentina enfrentaria o São Cristóvão, que terminaria o Campeonato Carioca daquele ano na terceira colocação, com 20 jogos, 6 vitórias, 10 empates e 5 derrotas, marcando 42 gols e sofrendo 37. Certamente, tratava-se de um duelo bastante aguardado.

site Boca Jrs. 


O time argentino veio realizar uma pequena excursão por terras tupiniquins. A partida contra o clube do bairro Imperial seria o terceiro compromisso dessa série de jogos. A trajetória no Brasil começou no Rio de Janeiro, no dia 20/01, contra o Botafogo, e o placar foi 4x0 para os argentinos.

A segunda partida aconteceu no dia 27/01, contra o Vasco, em São Januário. Dessa vez, a equipe argentina ficou no empate em 3x3 com os cariocas. Os gols do Boca foram marcados por Cherro (2x) e Varallo.

Em seguida, veio o jogo contra o São Cristóvão — que será o próximo assunto. Depois, a equipe seguiu para São Paulo, onde enfrentou o Palestra Itália, empatando em 1x1, e o Corinthians, que venceu os argentinos por 2x0.

site Boca jrs. 


O encontro do dia 30 de janeiro não foi o que o time dos “cadetes” esperava. O ano da equipe havia começado muito bem. No dia 06 de janeiro, o São Cristóvão enfrentou o coirmão de bairro Vasco da Gama em um amistoso simplesmente espetacular: um 3x3 daqueles emocionantes. Segundo algumas informações, a Figueira de Melo estava lotada para assistir ao jogo. Os gols do São Cristóvão foram marcados por Gringo (contra) e Arthur Baiano (2x). A equipe entrou em campo com a seguinte formação:

Francisco;
Mário e Zé Luiz;
Badú, Dodô e Armando;
Chagas, Joãozinho, Vicente, Arthur Baiano e Carreiro.

Mas por que o jogo contra os argentinos foi tão ruim para os cadetes? Com uma equipe mista, alternando titulares e boa parte dos reservas, o Boca Juniors goleou o São Cristóvão por 6x1. Nem mesmo o reforço de Leônidas da Silva pôde mudar o destino da partida. Sim, o lendário Leônidas disputou esse jogo — e possivelmente outros amistosos — com a camisa branca do São Cristóvão antes de brilhar no Flamengo. Poucos sabem que ele chegou ao clube aos 15 anos e jogou algum tempo ali, antes de se transferir para o Syrio Libanez.

O gol do São Cristóvão foi marcado por Joãozinho, enquanto os gols do Boca foram anotados por Benavidez (2x), Baztarrica (2x), Sánchez e Silenzi.

A escalação dos cadetes nesse duelo foi:

Francisco;
Mário e Zé Luiz;
Badú, Dodô e Claudionor;
Chagas, Joãozinho, Leônidas, Hugo e Carreiro.




ESCALAÇÃO DO BOCA JUNIOR : 

L. PARDIÉS 
V.VALUSSI E F. SUCCO 
J. POZZZO, C. SILENZI E A. MARTINEZ 
L. SANCHES, J. BENAVIDEZ, D. BENITEZ CÁCETES, G. BAZTARRICA E V.CUSATTI. 

TÉCNICO : M. FORTUNATO

sub-20

 SEMIFINAL SUB-20 -TERCEIRA DIVISÃO 
SÃO CRISTÓVÃO X ARTSUL 


O TIME JOGA BEM, DOMINA BOA PARTE DA PARTIDA, MAS FALHA NO ÚLTIMO MOMENTO E INFELIZMENTE CAI NA SEMIFINAL.




A vida de qualquer pessoa é forjada por vitórias e derrotas; isso nos faz crescer e amadurecer. Até os 20 anos, alguns golpes podem ser traumatizantes. Mas essa derrota do nosso sub-20, de certa forma, deve ser celebrada.

A partida demonstrou que a nossa equipe era melhor. Atacamos e pressionamos boa parte do jogo, porém, no último terço do campo, acabamos falhando e, nos poucos ataques do Artsul, eles efetuaram os gols necessários para se classificar para a final. Ainda assim, a trajetória dos nossos guerreiros foi magnífica.

A equipe começou mal. No início, parecia que não faríamos um bom campeonato… só parecia.

Vamos ver a campanha: 

Serrano 3 x 0 São Cristóvão       Atílio Marotti
São Cristóvão 1 x 1 Carapebus  Ronaldo Nazário
Nova Cidade 1 x 3 São Cristóvão Joaquim A. Flores
São Cristóvão 1 x 0 Bonsucesso    CT Tigres
São Cristóvão 3 x 1 Niteroiense    CT Tigres
Friburguense 0 x 1 São Cristóvão    Eduardo Guinle
 São Cristóvão 1 x 0 Artsul      CT Tigres
Campo Grande 1 x 2 São Cristóvão    Ítalo del Cima
São Cristóvão 1 x 3 Paduano     Ronaldo Nazário  

A equipe começou mal, com uma derrota e um empate, mas, durante o campeonato, cresceu de produção e chegou à última rodada com chances reais de erguer o título. No entanto, acabamos tropeçando e, além de perder o título, caímos para a terceira colocação.



Nas semifinais, encontramos o Artsul e, depois de um empate de 1x1 no primeiro jogo, acabamos perdendo a partida decisiva, ficando de fora da final e conquistando a terceira colocação geral. Uma campanha memorável que merece ser eternizada. Parabéns aos nossos jogadores do sub-20!

 



HOMENAGEM A NOSSOS ÍDOLOS.

ONTEM, HOJE E AMANHÃ- UM ÍDOLO ATUAL.  Um clube de futebol é feito de ídolos do passado, do presente e daqueles que ainda irão surgir. Não i...